PHLAK é a abreviatura de: Professional Hacker´s
Linux Assault Kit. Funciona como um live CD, assim como o Kurumin.
Ele foi desenhado para ser um Kit de Softwares de Segurança para Profissionais que trabalham com Linux.
A intenção não é de transformar um usuário inexperiente em um Guru da segurança da noite para o dia, porém qualquer um com um pouco de interesse pode aprender muito com as ferramentas inclusas e a documentação que acompanha o projeto.
Como qualquer outra boa ferramenta, PHLAK pode ser usado por Administradores como para Atacantes. Incluídas na distribuição estão as principais ferramentas como:
- nmap
- nessus
- snort
- The Coroners Toolkit
- ethereal
- e muitas outras ferramentas de segurança.
Muitas das outras ferramentas podem ser pouco conhecidas por vários porém são muito interessantes e de grande utilização:
-
- hping2
- proxychains
- lczroex
- ettercap
- kismet
- hunt
- achilies
- brutus
- e muito mais.
Mas não se engane, esta é uma distribuição real de Linux, incluindo muitos dos mais comuns serviços como: Apache, MySQL, SSH, iptables e muitos outros serviços que estão incluídos em várias outras distribuições.
Para deixar as coisas um pouco mais "amigáveis", PHLAK atualmente inclui dois rápidos e leves gerenciadores de janela, XFCE4 (padrão) e Fluxbox.
A partir destes window managers o usuário pode acessar facilmente um sistema de documentação poderoso. Com os botões de quick-start do XFCE pode-se iniciar diferentes serviços, diferentes configurações de firewall e acessar muitos textos de documentação, ajudando assim aqueles que não possuem grande conhecimento e facilidade em ambiente linha de comando.
PHLAK ainda é uma distribuição bem nova, portanto alguns bugs sempre podem ser encontrados e o pessoal de desenvolvimento recebe qualquer ajuda de bom agrado. Somente com o tempo PHLAK realmente se tornará uma distribuição profissional para segurança.
Lembre-se, a internet e um ambiente pouco amigável, portanto é melhor estar bem preparado.